Peter Liu

10 alimentos valiosos para prevenir Diabetes tipo 2

25/08/2022
Hoje no Brasil, cerca de 5% da população sofre de diabete tipo 2. O mais preocupante é que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 50% não sabe que tem a doença

Este é um dado importante para entendermos o quanto a prevenção é crucial para uma boa saúde, seja na alimentação preventiva, na prática de hábitos mais saudáveis ou fazendo exercícios regularmente, além de exercitar os músculos mentais. O controle por exames constantes, as consultas regulares, é um modo de você identificar quanto antes e conseguir controlar o avanço. 

Nesse artigo falarei sobre os 10 principais alimentos que devem constar na sua mesa para prevenir a diabetes tipo 2, cada um com detalhes que colaboram da sua forma para a manutenção e controle da doença: 

1. Melão de São Caetano: é um tipo de pepino um pouco mais amargo e bem fino, é ótimo para fazer saladas e até suco. Ele baixa imediatamente os níveis de açúcar, então quem sobre de hipoglicemia, por exemplo, não é indicado o consumo constante. Você também pode encontrar Melão de São caetano em cápsulas, veja abaixo na lista de suplementos. 

2. Chá verde: todos os chás com origem na China, são bons para diminuir os níveis de glicose que estiverem altos. Em pesquisa realizada na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, tomar regularmente o extrato de chá verde colabora com a diminuição de reincidentes de diabete.

3. Jiló: possui mais vibras que carboidratos, fazendo com que a absorvição de glicose seja menor. Evitando os altos e baixos dos níveis no sistema.

4. Folhas de amora: Essa planta possui propriedades anti-hiperglicemiantes, antioxidantes e antimicrobianas, garantindo diversos benefícios para a saúde.

5. Canela: pesquisas mostram que consumir canela pode melhorar na circulação de sangue prevenindo o desenvolvimento do diabete no sistema.  

6. Açafrão da Terra: contém curcumina, que colabora com a prevenção de diabete. Em experimento realizado com dois grupos de pessoas com a mesma alimentação desregrada, um recebia doses diárias durante 9 meses de curcumina, o outro não. O resultado é que o grupo que recebia as doses não desenvolveu diabete de nenhum tipo.  

7. Crucíferos: alimentos como couve, repolho, brócolis são ricos em fibras, o que dificultam o sistema de absorver o açúcar e faz com que ele não produza a glicose, ou seja, serve para prevenção. 

8. Vinagre de maçã: é uma ótima fonte de ácido acético, responsável por inibir a ação de várias enzimas, como a sacarose e a lactase.

9. Tofu: a proteína de feijão e soja contem isoflavonas tem benefícios em relação ao controle de açúcar no sangue.  

10. Probióticos: influenciam positivamente a microbiota intestinal, favorecendo o metabolismo da glicose e ajudando a reduzir a glicemia. São ótimos probióticos os iogurtes naturais, kefir, missô e natô. Você pode suplementar probióticos, veja mais abaixo na lista de suplementos.

Além do que já foi mencionado acima, o diabete exige um esforço e uma disciplina externa e rotineira. Pensando em práticas mais rápidas e de fácil aderência a todos, é através da alimentação. Colocar em prática aquele velho ditado: “Você é o que você come!”